New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)
Farooq

O que são as linhas de tendência? LTA (Linha de Tendência de Alta) e LTB (Linha de Tendência de Baixa).

HomeMeus PostsO que são as linhas de tendência? LTA (Linha de Tendência de Alta) e LTB (Linha de Tendência de Baixa).
23
fev
O que são as linhas de tendência? LTA (Linha de Tendência de Alta) e LTB (Linha de Tendência de Baixa).
  • Author
    Filipe Moreli
  • Comments
    0 Comments
  • Category

As linhas de tendência servem para demonstrar o andamento da tendência, seja de alta ou de baixa. Por meio destas linhas cria-se a capacidade de balizar as movimentações de uma tendência.

Ao traçar uma linha de tendência de alta deve-se procurar topos e fundos mais elevados do que os anteriores, fazendo um traçado ligando os fundos:

*A linha preta marca a tendência de alta. LTA. Os preços “acompanham” esta linha.

 

Em se tratando de uma tendência de baixa o oposto é aplicado, sendo os topos e os fundos mais baixos do que os anteriores, fazendo um traçado ligando os topos:

 

Via de regra, pequenas “perfurações” nas linhas são irrelevantes. O que deve ser observado são os movimentos que vão longe da linha após rompê-la, podendo indicar pelo menos três situações:

  • Apenas uma tentativa de tentar o rompimento da LTA ou LTB, não tendo sucesso para tanto;

 

  • A linha pode estar mal traçada;

 

  • A tendência não está bem definida.

 

De qualquer forma linhas de tendências não são absolutas e serão rompidas cedo ou tarde.

Importante ressaltar que o tempo em análise (5 minutos, 15 minutos, 1 dia…) poderão ter tendências com “forças diferentes” ou até contrárias. Não há o que se falar em erro de leitura gráfica, apenas que a tendência no tempo muda.

 

Ex: Pense no Bitcoin, desde o seu nascimento o preço vem subindo, ou seja, tendência de alta, porém nos últimos meses apresenta uma tendência de baixa, o que não serve para ofuscar a tendência de alta e mesmo assim representa uma tendencia diferente.

 

Deve-se levar em conta o tempo que está procurando analisar afim de saber a tendência que está ocorrendo.

 

Ex: O ativo pode estar em baixa no gráfico de 15 dias e ter um ou dois dias de alta no meio deste período. De mesmo modo pode se dizer no período de uma hora onde o gráfico de 5 minutos pode ter uma tendência diferente.

 

Existe uma regra máxima para a leitura de gráfico de candles no que toca as tendências: “Uma tendência só acaba quando é revertida”. É um tanto quanto óbvio, mas é a realidade.

As tendências não possuem um fim marcado, algo irá ocorrer para que mudem de direção. O comum, é que estes eventos não sejam previsíveis.

Finalizando, as linhas de tendência LTA e LTB são ferramentas que, se bem aplicadas, tem um valor gigantesco na leitura do gráfico.

 

***Apesar de não saber exatamente quando uma tendência irá acabar, existem alguns indicadores, rastreadores de tendência, que podem dar sinais indicando o fim, que sendo utilizados por traders experientes, possuem uma assertividade interessante.